China e Vietnã fortalecem cooperação econômica e comercial: afirma o primeiro-ministro Li
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, afirmou que a China está pronta para promover uma cooperação de alta qualidade e em nível elevado com o Vietnã, visando ampliar a parceria econômica e comercial entre os dois países. Li está em visita oficial ao Vietnã por três dias.
Durante um encontro no sábado com To Lam, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã e presidente vietnamita, Li transmitiu os cumprimentos de Xi Jinping, presidente da China, ressaltando que, em agosto deste ano, os principais líderes dos dois partidos e países se reuniram em Pequim e traçaram um plano estratégico para o fortalecimento da construção de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado. Esse encontro abriu caminho para o desenvolvimento das relações bilaterais, segundo a Agência de Notícias Xinhua.
Sob a orientação política dos líderes de ambos os países, as frequentes interações de alto nível têm aprofundado a confiança política, promovendo um desenvolvimento bilateral de longo prazo, estável e saudável. Isso também dará um impulso significativo às trocas e cooperações econômicas, sociais e civis entre as duas nações, conforme destacaram observadores no domingo.
Ações concretas
Li destacou que a China está pronta para fortalecer seis objetivos principais: maior confiança política mútua, cooperação de segurança mais substancial, cooperação prática mais profunda, base popular mais sólida, maior coordenação multilateral e gestão adequada das diferenças. Ele também expressou a esperança de que os dois lados promovam simultaneamente a “conectividade dura” de infraestrutura, como ferrovias, rodovias e portos, e a “conectividade suave”, como alfândegas inteligentes, para melhorar a facilitação do comércio e investimento, além de garantir a estabilidade das cadeias de suprimentos industriais.
Li mencionou ainda que a China está disposta a estudar a construção de zonas de cooperação econômica transfronteiriça, expandir a colaboração em áreas emergentes como tecnologia da informação, novas energias, economia digital e minerais estratégicos, além de aprofundar as trocas culturais.
Além disso, o primeiro-ministro chinês afirmou que a China está pronta para cooperar no âmbito de três importantes iniciativas globais, promovendo um mundo multipolar mais igualitário e ordenado, bem como uma globalização econômica inclusiva e benéfica para todos, mantendo a paz e a prosperidade na Ásia.
A cooperação no desenvolvimento de infraestrutura é um setor-chave da colaboração China-Vietnã, com impactos positivos na criação de uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado, observou Ding Duo, vice-diretor do Instituto de Direito e Política Marítima do Instituto Nacional da China para Estudos do Mar do Sul da China.
Relações comerciais em crescimento
A China é o maior parceiro comercial do Vietnã, com o comércio bilateral superando US$ 200 bilhões por três anos consecutivos. De janeiro a julho de 2024, o comércio entre os dois países alcançou US$ 145,07 bilhões, um aumento de 20,9% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério do Comércio da China.
Por sua vez, To Lam pediu a Li que transmitisse seus cumprimentos sinceros a Xi Jinping e parabenizou calorosamente o 75º aniversário da fundação da República Popular da China. Ele destacou que o Vietnã seguirá firmemente o caminho traçado pelos líderes dos dois partidos e países, aprofundando a parceria estratégica cooperativa abrangente entre o Vietnã e a China.
O presidente vietnamita também reafirmou o compromisso de seu país com o princípio de “Uma China” e declarou sua oposição a todas as formas de atividades separatistas pró-independência de Taiwan.
O Vietnã é a segunda parada da atual turnê asiática de Li Qiang. Antes de sua visita a Hanói, ele esteve no Laos, onde participou de reuniões de líderes sobre a cooperação no Leste Asiático e realizou uma visita oficial ao país.
No domingo, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, recebeu oficialmente Li Qiang no Palácio Presidencial em Hanói. Durante o encontro, Li enfatizou a necessidade de consultas amistosas para lidar com as diferenças e expandir a cooperação marítima. Pham Minh Chinh concordou, destacando que os dois lados devem implementar o consenso de alto nível e trabalhar juntos para garantir a paz e a estabilidade marítima.
No mesmo dia, China e Vietnã assinaram 10 acordos, abrangendo áreas como cooperação agrícola e pagamentos transfronteiriços por QR code. Também foi assinado um documento sobre o progresso das ligações ferroviárias transfronteiriças.