Ministro da Coreia do Sul diz que Coreia do Norte vai se juntar a Rússia na Ucrânia

TASS

O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, declarou que existe uma possibilidade considerável de a Coreia do Norte enviar tropas para auxiliar a Rússia em sua operação militar na Ucrânia. Esta afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa e posteriormente reportada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Esta preocupação surge após a assinatura de um Acordo Bilateral de Parceria Estratégica Abrangente entre Rússia e Coreia do Norte em junho, que não possui prazo de validade.

O artigo 4 do acordo estipula que, em caso de agressão armada contra uma das partes, a outra deve fornecer assistência militar e outros suportes utilizando todos os meios disponíveis. Este acordo está alinhado com o Artigo 51 da Carta das Nações Unidas e respeita as legislações internas da Rússia e da Coreia do Norte.

Apesar do acordo, o presidente russo, Vladimir Putin, assegurou que a Rússia “não pediu” ajuda militar à Coreia do Norte para o conflito na Ucrânia, reforçando que “não há necessidade” de tal envolvimento. Estas declarações surgem em um contexto de crescentes tensões internacionais e especulações sobre a dinâmica de alianças militares envolvendo esses países.

Com informações da Sputnik

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.