Alemanha se junta à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza lançada por Lula

RICARDO STUCKERT/PR

A Alemanha anunciou sua adesão à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a Conferência de Sustentabilidade de Hamburgo, realizada nesta segunda-feira (7).

A iniciativa, que foi lançada pelo governo brasileiro sob sua presidência no G20, visa abordar dois dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: erradicar a fome e combater a pobreza até 2030.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) do Brasil detalhou que a adesão alemã representa um reforço estratégico para a implementação de políticas que promovam a agricultura sustentável e fortaleçam as redes de proteção social.

O governo alemão, por meio da ministra Svenja Schulze, disponibilizou ferramentas desenvolvidas pela Aliança Global para a Segurança Alimentar, uma iniciativa da Alemanha lançada em 2022.

Estas ferramentas incluem planos nacionais de segurança alimentar e nutricional que abrangem 25 países, bem como um painel de dados globais que monitora a situação alimentar mundial em tempo real.

O ministro brasileiro Wellington Dias, responsável pelo MDS, expressou satisfação com a nova parceria e convidou outras nações e instituições a unirem-se à aliança antes da próxima Cúpula do G20 em novembro.

“Estamos muito honrados com a adesão da Alemanha e estendemos o convite a outros países e instituições para que, já em novembro, durante a Cúpula do G20, a Aliança nasça com as parcerias que a tornem realmente global”, disse Dias.

Ele também ressaltou que a proposta da aliança é clara e objetiva, focada na implementação de políticas sociais bem desenhadas que atendam aos mais pobres e vulneráveis.

A Aliança Global, aberta a governos, organizações internacionais, bancos de desenvolvimento, fundos e instituições filantrópicas, busca reduzir desigualdades e promover parcerias globais que fomentem transições sustentáveis, inclusivas e justas.

Wellington Dias reforçou a viabilidade do projeto ao afirmar que o mundo possui os recursos financeiros e o conhecimento necessários para eliminar a fome e a pobreza.

“Nós sabemos como eliminar o flagelo da fome e da pobreza. É um objetivo plenamente realizável”, enfatizou, acrescentando que o maior desafio é construir a disposição política para mobilizar e canalizar esses recursos eficientemente.

A adesão alemã é vista como um exemplo a ser seguido por outras nações, potencialmente ampliando o alcance e a efetividade da Aliança. A próxima Cúpula do G20 representa um momento crucial para solidificar parcerias e definir os próximos passos na implementação prática das propostas da aliança.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.