Capitão Wagner (União Brasil) anunciou seu apoio ao candidato André Fernandes (PL), que disputa o segundo turno contra Evandro Leitão (PT) nas eleições municipais de Fortaleza.
A declaração foi feita por meio das redes sociais de seu filho, que ganhou mais de 10 mil seguidores desde a divulgação da live programada para esta sexta-feira, 11.
Em seu discurso, Wagner afirmou:
“Estou do lado que sempre estive, contra o sistema. Sempre me posicionei contra eles e estou aqui lutando contra aqueles que tentaram me comprar e me ameaçar”, em referência ao Partido dos Trabalhadores, liderado pelo ministro Camilo Santana e pelo governador Elmano de Freitas.
A relação entre Wagner e Fernandes chamou atenção pelo histórico de confrontos entre os dois. Durante a pré-campanha, Wagner foi alvo de críticas de Fernandes, e em setembro, Wagner passou a criticar Fernandes em resposta.
Os embates entre os candidatos resultaram na divisão de votos, levando Wagner a ficar em quarto lugar em todas as disputas que participou, uma situação inédita para o capitão.
Em seu anúncio, Wagner relatou ter conversado com André Fernandes na segunda-feira e que o candidato teria aceitado incorporar metade de suas propostas.
Wagner justificou seu apoio dizendo: “O sistema me cooptou, afirmou que eu era importante, mas fez de tudo para me tirar do páreo. Não me rendo a ameaças”.
Ele finalizou sua fala conclamando seus eleitores: “Os que votaram em mim podem fazer a diferença. Podem evitar que esse sistema continue no poder”.
Com a totalização das urnas em Fortaleza, André Fernandes e Evandro Leitão se enfrentarão no segundo turno das eleições.
Fernandes obteve 40,20% dos votos válidos, enquanto Leitão registrou 34,33%. Os outros candidatos, Sarto, Capitão Wagner e Eduardo Girão, ficaram com 11,75%, 11,40% e 1,06% dos votos, respectivamente.