Frente fria atinge o Brasil com tempestades, ventos fortes e granizo: confira como sua região será impactada e prepare-se para mudanças drásticas no clima
Após uma intensa onda de calor, o Brasil agora enfrenta a chegada de uma frente fria que transformou o clima em grande parte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para tempestades e chuvas intensas em 10 estados, além do Distrito Federal, para esta quarta-feira (9)
Segundo o Inmet, foi disparado um alerta laranja, classificando como “perigo” as tempestades previstas para regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A expectativa é de chuvas acumulando até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes e queda de granizo. Mato Grosso do Sul também deve ser impactado por chuvas intensas.
O instituto também emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades em estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, além do Distrito Federal. Outras áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também estão incluídas neste alerta, que prevê chuvas de até 50 mm por dia, além de ventos intensos e possíveis quedas de granizo.
Chuva e calor
Para esta quarta-feira, a previsão indica que as capitais do Nordeste terão chuvas intensas, mas com temperaturas acima de 30°C. Nas demais capitais brasileiras, o Inmet prevê pancadas de chuva, muitas nuvens e, em alguns casos, trovoadas.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, as máximas devem alcançar 30°C e 24°C, respectivamente, com mínimas de 19°C no Rio e 17°C em São Paulo. Já nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, as temperaturas podem ultrapassar 30°C, enquanto no Sul do país, as mínimas podem chegar a 14°C.
Brasil terá a semana mais chuvosa dos últimos 6 meses; veja a previsão
Sul
A semana no Sul do Brasil começou com pancadas de chuva no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com céu nublado e temperaturas amenas. As capitais, no entanto, não devem registrar chuvas no início da semana.
Uma nova frente fria, associada a um cavado, trará chuvas e tempestades para os três estados entre segunda e quarta-feira (9/10). Há previsão de rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo, o que pode gerar danos em lavouras, estruturas agrícolas, além de quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
- Chuvas acumuladas: Entre 100 e 150 mm durante a semana, afetando atividades no campo e atrasando colheitas.
- Riscos: Alagamentos e deslizamentos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sudeste
No Sudeste, a semana começou com mais nebulosidade no sul e litoral de São Paulo, além do sul e oeste do Espírito Santo. Contudo, não há previsão de chuva no início da semana.
- Umidade baixa: Em áreas como o norte, noroeste e Triângulo de Minas Gerais, e o extremo norte de São Paulo.
- Nos próximos dias, a chegada de uma frente fria aumentará a umidade e reduzirá o risco de incêndios, com acumulados de 40 a 60 mm até o fim da semana.
Os produtores devem ficar atentos a possíveis ventos fortes (acima de 100 km/h) e queda de granizo, o que pode causar prejuízos em lavouras. As chuvas serão benéficas para a recuperação de pastagens e ajudarão a aliviar as altas temperaturas.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso, verá a formação de nuvens de chuva devido à umidade vinda do Norte e às altas temperaturas.
- Cuiabá: Previsão de sol com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.
- Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal: Não têm previsão de chuva para o início da semana.
Entre quarta e sexta-feira (11), temporais com queda de granizo e ventos acima de 80 km/h são esperados devido à atuação de um cavado, o que pode provocar danos em lavouras e interrupções de energia.
- Previsão de chuva: Entre 25 e 40 mm nos próximos dias, com a tendência de chuvas persistirem, acumulando até 100 mm em 14 dias.
Nordeste
A semana no Nordeste começa com previsão de chuva rápida no litoral da Bahia, enquanto Salvador terá sol e tempo firme. A umidade proveniente do mar pode trazer chuvas isoladas na costa leste, enquanto o interior seguirá mais quente e seco.
- Previsão de chuva: Entre 10 e 15 mm no sul da Bahia e Maranhão nos próximos cinco dias. O interior nordestino continua com risco elevado de incêndios devido à baixa umidade, que ficará abaixo de 20%.
Temperaturas extremas de até 42ºC são esperadas no Piauí, o que demanda atenção dos produtores para evitar o uso de fogo e manterem-se hidratados.
Norte
A semana no Norte começa com chuvas fortes previstas para o Acre, Rondônia, Amazonas e sul do Pará. A possibilidade de temporais e ventos moderados a fortes também é esperada.
- Amapá e norte do Pará: O tempo permanecerá firme, enquanto Palmas, no Tocantins, terá chances aumentadas de pancadas de chuva.
- Chuvas acumuladas: Variação entre 40 e 50 mm nos estados da região, o que ajudará a elevar a umidade do solo e a reduzir os riscos de incêndio.
A situação dos rios na região continua crítica, impactando a logística e a produção de energia nas hidrelétricas. A normalização só é prevista para dezembro ou janeiro.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!