O médico e empresário Oscar Rodrigues (União Brasil) foi declarado prefeito eleito de Sobral (CE), superando Izolda Cela (PSB) nas urnas com 52,53% dos votos, com 96,32% das urnas apuradas. A cidade, tradicionalmente um bastião dos irmãos Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PSB), pões fim a sequência de governos progressistas.
Rodrigues, deputado estadual, teve o suporte do PL e do MDB na corrida eleitoral. A vitória marca uma reviravolta significativa em Sobral, já que a última vez que um candidato de direita e opositor à família Gomes ganhou a prefeitura foi em 1992, quando Ricardo Barreto foi eleito.
O prefeito eleito já havia concorrido ao mesmo cargo em 2020, com apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi derrotado por Ivo Gomes (PSB) no primeiro turno daquela eleição. Oscar Rodrigues e seu filho, o deputado federal Moses Rodrigues (UNIÃO), são conhecidos adversários do grupo político de Cid e Ivo Gomes na região.
Por outro lado, Izolda Cela tentou fortalecer sua campanha através de associações com figuras nacionais. A candidata contou com o apoio de Cid Gomes, do atual prefeito Ivo Gomes, e do Partido dos Trabalhadores, através do ministro da educação, Camilo Santana, e do ex-prefeito da cidade, Clodoveu Arruda, seu marido.
Ela também tentou capitalizar seu vínculo com o governo federal, utilizando em sua propaganda eleitoral vídeos que incluíam apelos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, em seu favor.