O Partido Social Democrático (PSD), sob a liderança de Gilberto Kassab, se consolidou como o partido com o maior número de prefeituras no Brasil após o primeiro turno das eleições municipais de 2024.
Com 867 prefeituras conquistadas, o PSD superou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que, apesar de ter liderado as eleições de 2020, agora ocupa a segunda posição com 832 prefeituras. Os dados são baseados na apuração de 99% das urnas.
Esse resultado revela uma tendência de fortalecimento das legendas de centro-direita no cenário municipal brasileiro, com os partidos tradicionais dominando as disputas locais.
O Partido dos Trabalhadores (PT), que enfrentou dificuldades nas eleições anteriores, apresentou um leve crescimento, aumentando seu número de prefeituras de 182 para 238.
Por outro lado, o Partido Liberal (PL), que tinha uma meta ambiciosa de conquistar mais de 1.500 prefeituras, conseguiu obter apenas 500 municípios, um resultado abaixo das expectativas.
Apesar desse desempenho, o PL, vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, teve uma atuação significativa nas capitais, vencendo em cidades como Maceió e Rio Branco e avançando para o segundo turno em outras nove localidades.