Datafolha mostra Paes à frente na disputa pela Prefeitura do Rio com 61% dos votos válidos

REPRODUÇÃO

Uma recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 5, e encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo, mostra Eduardo Paes (PSD) liderando com folga a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, Paes tem 61% dos votos válidos, uma margem que o posiciona confortavelmente para uma possível vitória já no primeiro turno. Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo lugar com 24%, seguido por Tarcísio Motta (PSOL) com 7%.

O estudo detalha a distribuição dos votos válidos entre os candidatos, que também incluem Marcelo Queiroz (PP) com 3%, Rodrigo Amorim (União Brasil) com 2%, e Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (Unidade Popular) com 1% cada. Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não registraram percentuais significativos.

Os votos válidos são aqueles atribuídos diretamente aos candidatos, sem incluir votos brancos, nulos ou eleitores indecisos. Para uma vitória no primeiro turno, um candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de outubro, entrevistando 1.809 pessoas em várias localidades do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O registro junto à Justiça Eleitoral é o RJ-04865/2024.

Além dos votos válidos, o Datafolha também forneceu insights sobre a decisão de voto dos eleitores. Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados escolhem sem uma lista de candidatos, Eduardo Paes lidera com 45%, enquanto Alexandre Ramagem tem 17%, e Tarcísio Motta, 5%.

A pesquisa indica que 17% dos eleitores ainda podem mudar seu voto, embora a maioria dos apoiadores de Paes e Ramagem considerem sua decisão como definitiva.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.