O Primeiro-Ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, anunciou uma visita oficial ao Irã, onde se encontrará com o Presidente Masoud Pezeshkian e o Primeiro Vice-Presidente, Mohammad Reza Aref. Esta viagem marca a primeira de Mishustin ao país como chefe do governo russo, conforme informado pelo serviço de imprensa do governo russo.
Durante a visita, que também será a primeira reunião de alto nível russo-iraniana desde a eleição de Pezeshkian em julho, após o falecimento do ex-presidente Ebrahim Raisi em um acidente aéreo, espera-se que as discussões abranjam uma ampla gama de temas.
Os tópicos incluem cooperação comercial, econômica, cultural e humanitária. Mishustin tem o objetivo de fortalecer os laços e expandir as relações bilaterais, especialmente em projetos conjuntos nas áreas de transporte, indústria, energia, educação e agricultura.
A visita também se segue ao encontro recente entre o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, e o presidente iraniano, onde uma mensagem do presidente russo Vladimir Putin foi entregue a Pezeshkian. A mídia estatal iraniana reportou esse encontro, enfatizando a continuidade do diálogo entre Moscou e Teerã em diversos níveis.
Além disso, os líderes de Rússia e Irã esperam se reunir novamente durante a cúpula do Brics, programada para ocorrer em Kazan no próximo mês de outubro.
Este encontro tem como objetivo consolidar ainda mais as relações diplomáticas e econômicas entre os dois países, que já cooperam ativamente na indústria nuclear, entre outras áreas.
A visita de Mishustin ao Irã não apenas sublinha a parceria estratégica entre as duas nações, mas também é vista como um passo crucial para aprofundar os laços bilaterais em um contexto de colaborações múltiplas e interdependentes que transcendem as fronteiras econômicas e políticas.
Com informações da TASS
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!