Os lucros industriais da China cresceram 0,5% de janeiro a agosto deste ano, impulsionados principalmente pelo setor de alta tecnologia, segundo dados divulgados pelo National Bureau of Statistics (NBS) nesta sexta-feira (27).
O crescimento ocorre apesar de desafios como eventos climáticos extremos e uma base de comparação alta no ano anterior.
A fabricação de alta tecnologia, que abrange a produção de baterias de íons de lítio, semicondutores e outros equipamentos avançados, destacou-se com um aumento significativo de 10,9% no período, contribuindo decisivamente para o desempenho industrial. De acordo com o estatístico Yu Weining, do NBS, esse segmento continua a ser um motor importante para o crescimento da indústria, mesmo em meio às adversidades.
No entanto, a taxa de crescimento dos lucros industriais foi afetada por fatores como a demanda de mercado insuficiente e os desastres naturais, incluindo ondas de calor e inundações em algumas regiões. Além disso, a alta base de comparação em agosto também contribuiu para a desaceleração, conforme apontado por Yu.
Para Tian Yun, economista baseado em Pequim, a China precisará estimular a demanda doméstica de forma mais agressiva, especialmente diante da introdução de novas políticas fiscais no quarto trimestre, que buscam fortalecer ainda mais a economia.