General alemão alerta para o aumento de conflitos espaciais entre as grandes potências

REPRODUÇÃO

O major-general Michael Traut, chefe do Comando Espacial Militar da Alemanha, em entrevista ao Funke Media Group, expressou preocupações sobre o aumento dos riscos de conflitos no espaço devido ao avanço tecnológico e à expansão comercial.

Traut destacou que vários atores já têm capacidades para monitorar e potencialmente interromper ou desativar sistemas espaciais durante conflitos.

Segundo ele:

“Já hoje, vários atores têm monitorado ativamente os sistemas espaciais para poder interrompê-los propositalmente ou até mesmo desativá-los em caso de conflito. Portanto, já é importante hoje ter em mente toda a situação no espaço, para determinar por nossos próprios meios o que está acontecendo neste contexto, quem está fazendo ou pretende fazer o quê”.

Traut ressaltou a importância de considerar o espaço uma arena operacional como terra, ar e mar, exigindo controle adequado.

Para mitigar esses riscos, o General defendeu a expansão das capacidades da Bundeswehr e a adoção de estratégias de dissuasão contra potenciais adversários.

O governo alemão, segundo Funke, planeja apresentar até o final do ano uma estratégia de segurança espacial, atualmente em desenvolvimento pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério das Relações Exteriores.

Traut também observou que as capacidades espaciais, tanto civis quanto militares, são percebidas como alvos pelos adversários.

“É claro que tentamos evitar a escalada de um conflito no espaço sempre que possível. Na minha opinião, porém, isso nem sempre será possível”, alertou o general, indicando os desafios emergentes na segurança espacial.

O Comando Espacial da Bundeswehr, responsável por essas questões, foi estabelecido em 2021.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.