O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou um crescimento notável de 7,2% no segundo trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Esse resultado coloca o Ceará à frente de outros estados brasileiros e mais que o dobro do crescimento nacional, que foi de 3,3%.
O setor da agropecuária foi o grande destaque no estado, crescendo 32,52% no trimestre, impulsionado pela produção de milho e feijão, beneficiados por uma boa quadra chuvosa.
A indústria também mostrou recuperação, com um crescimento de 9,93% no trimestre, destacando-se os segmentos de calçados, confecções e têxtil. A área de serviços não ficou para trás, registrando alta de 4,48%, liderada por comércio, serviços de veículos e serviços prestados às famílias.
Esse desempenho coloca o Ceará no topo entre os estados que divulgaram o PIB trimestral, superando São Paulo, que avançou 4,5%, e outros estados como Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
O governador Elmano de Freitas comentou sobre os resultados, afirmando que “o Ceará está crescendo mais do que o dobro do Brasil, portanto, estamos no caminho correto.”
Enquanto isso, o PIB do Brasil também mostrou crescimento, avançando 1,4% no segundo trimestre de 2024 em relação aos três primeiros meses do ano, superando as expectativas de analistas que projetavam um crescimento de 0,9%.
O valor corrente alcançado foi de R$ 2,9 trilhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!