Na segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin destacou a importância de ampliar a influência do bloco Brics nos mercados mundiais de energia. A declaração ocorreu enquanto a Rússia prepara para sediar o Fórum Internacional Semana da Energia e uma reunião de ministros de Energia do Brics.
Durante o evento, Putin ressaltou, por meio de uma carta aos participantes, a necessidade de cooperar no setor energético para apoiar as economias nacionais e melhorar a qualidade de vida. Ele também mencionou a importância de estabelecer princípios comuns para uma transição energética justa.
No contexto atual, o Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e recentemente expandido para incluir Egito, Irã e Emirados Árabes Unidos, detém 42% das reservas globais de petróleo e gás. Esta expansão reforça a posição do bloco como um contrapeso à ordem mundial liderada pelos Estados Unidos.
O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, anunciou que o Kremlin revelará mais informações sobre os participantes do fórum em breve.
Enquanto isso, o ministério de Energia da Arábia Saudita, país com significativo peso no mercado energético global, ainda não confirmou a presença de seu ministro, príncipe Abdulaziz bin Salman, no evento.
Com informações da Reuters