O presidente Lula (PT) não participará das atividades de campanha no último fim de semana antes do primeiro turno das eleições municipais. Inicialmente, o petista tinha planos de estar em São Paulo, São Bernardo do Campo e Diadema no sábado e domingo, mas essa programação foi alterada. Lula viajará para o México no domingo, onde participará da posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum nesta terça-feira (24).
Segundo o Globo, ainda não há definição sobre as atividades de Lula na última semana da campanha, mas existe a possibilidade de ele se encontrar com o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, no sábado, dia 5, véspera da eleição.
Inicialmente, Lula pretendia ter uma presença marcante nas campanhas das capitais no primeiro turno, mas o cenário eleitoral fez com que ele mudasse seus planos. Assessores relataram que o presidente estava preocupado em não gerar atritos com partidos aliados.
Em agosto, Lula esteve na convenção do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, o que desagradou o PDT, partido do atual prefeito e candidato à reeleição, José Sarto.
Até o momento, a participação de Lula na campanha foi restrita a dois comícios ao lado de Boulos, em 24 de agosto. Estava previsto um novo evento em São Paulo no próximo sábado, mas o presidente decidiu não comparecer.
A disputa em São Paulo é vista pelo PT como uma continuação do cenário da eleição presidencial de 2022, já que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula também participaria de um evento em São Bernardo do Campo, com o candidato do PT à Prefeitura, Luiz Fernando Teixeira. A cidade tem um significado especial para o presidente, que começou sua carreira política lá na década de 1970 como líder sindical e viveu no município até 2021.
A eleição em São Bernardo é uma prioridade para Lula, que deseja ver o PT novamente à frente da cidade. Em 2008, durante seu segundo mandato como presidente, Lula ajudou Luiz Marinho a se eleger prefeito, período em que o município recebeu investimentos federais.
Lula ainda tinha um evento programado em Diadema, maior cidade governada pelo PT no estado de São Paulo. O atual prefeito, José de Filippi Júnior, é amigo próximo de Lula e foi tesoureiro de sua campanha de reeleição em 2006.
No entanto, nesta segunda-feira, o presidente, que está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, decidiu cancelar sua participação nos três eventos de campanha programados para o fim de semana.
Roberto
24/09/2024 - 19h16
Só para relembrar: na outra eleição, o Mr. Não Vai Ter Copa não quis Lula em seu palanque.