Grandes volumes de chuva devem atingir o Rio Grande do Sul ao longo da semana, de acordo com a Defesa Civil. Diversas áreas do estado estarão sob alerta, especialmente as regiões da Campanha, na fronteira com o Uruguai, e o Oeste, onde o acúmulo de precipitação pode ultrapassar 300 mm até quarta-feira (25). A Climatempo Meteorologia destaca que o risco de temporais, granizo e enchentes permanece elevado.
Após uma segunda-feira (23) de fortes tempestades, as instabilidades continuam no estado. Nesta terça-feira (24), uma frente fria estacionará sobre o Rio Grande do Sul, mantendo a chuva intensa no centro-sul gaúcho (veja o mapa acima). As temperaturas nessas regiões devem permanecer amenas.
Os maiores acumulados previstos para esta terça-feira são:
- Pinheiro Machado: 131 mm
- Pedras Altas: 107 mm
- Herval: 82 mm
Conforme a Climatempo, uma massa de ar quente está bloqueando o avanço das instabilidades em outras regiões do Brasil, intensificando as chuvas no Rio Grande do Sul. Esse bloqueio impede a chegada de frentes frias ao Norte, o que concentra a precipitação no Sul. O encontro dessas massas de ar quente e frio resulta em tempestades mais intensas.
Para a quarta-feira, a Defesa Civil prevê que a chuva continuará no Sul do estado, com volumes entre 50 e 140 mm/dia, além de rajadas de vento que podem atingir 80 km/h à noite. Na quinta-feira (26), a chuva se intensifica, com estimativas de 30 a 70 mm/dia e tempestades isoladas nas regiões Norte e Centro. Já a partir da madrugada de sexta-feira (27), são esperadas chuvas leves, com o tempo se firmando ao longo do dia.
A Defesa Civil do RS orienta a população a adotar medidas de segurança durante o período chuvoso: desligar eletroeletrônicos, fechar portas e janelas, procurar abrigo seguro e evitar áreas alagadas. Em caso de emergência, acione o 190 ou 193.