Segundo a pesquisa Atlas Intel para Fortaleza, divulgada hoje, o cenário mais provável de segundo turno seria disputado entre André Fernandes, do PL, e Evandro Leitão, do PT.
Apesar da leve recuperação do atual prefeito, José Sarto (PDT), que subiu 3 pontos, e chegou a 22%, não houve mudança na tendência de consolidação de André e Evandro como os candidatos com mais chances de passar à segunda etapa.
André Fernandes manteve seus 25%, e Evandro oscilou para cima, chegando aos mesmos 25%.
Entretanto, a principal novidade dessa pesquisa é a consolidação de Evandro como favorito num eventual (e provável) segundo turno contra André Fernandes.
Segundo a Atlas Intel, Evandro cresceu impressionantes 7 pontos e chegou a 46% contra 39% para André, num embate entre os dois.
Ainda sobre as chances de Sarto, cuja campanha ganha uma breve (mas ilusória) sobrevida com esse crescimento de 3 pontos, é preciso examinar outro gráfico da mesma pesquisa, sobre aprovação de governo.
O desempenho de Sarto é desaprovado por 67% dos entrevistados. Por outro lado, tem aprovação de 24%, percentual que poderia até levá-lo ao segundo turno, caso não houvesse já dois candidatos fortes, com poder gravitacional para atrair o voto útil dos eleitores. Aqueles interessados em “derrotar o PT” devem embarcar na campanha de André Fernandes, ao passo que os eleitores focados em evitar que um bolsonarista administre a maior economia do nordeste tem a opção de Evandro Leitão.
Na reta final de campanha, é possível o afunilamento desses dois candidatos principais, Evandro e André.
Outro gráfico que deve atrapalhar Sarto é a forte rejeição de Ciro Gomes junto ao eleitorado de Fortaleza, que já chega a 55%, contra a forte popularidade de Camilo Santana e Cid Gomes, apoiadores de Evandro Leitão. Camilo é o político mais admirado e menos rejeitado de Fortaleza, com 59% de imagem positiva e apenas 36% de imagem negativa. Cid Gomes vem em segundo lugar, com 53% de positivo e 37% de negativo.
Até mesmo o governador Elmano de Freitas, que enfrenta alguns problemas políticos no estado, em virtude da onda de violência (que é hoje a maior preocupação do eleitorado da capital, segundo a Atlas), tem bons índices de aprovação, que chegam a 46% entre eleitores de Fortaleza.
A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.