O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos, nesta sexta-feira, durante operação de desocupação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o parlamentar sendo colocado dentro de um carro blindado da Polícia Militar.
Em nota, a PM do Rio de Janeiro informou que “prestou auxílio ao Poder Judiciário e desobstruiu a Rua São Francisco Xavier após manifestantes atearem fogo em objetos na via”. A Justiça autorizou, nesta sexta-feira (20), o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj.
Após o movimento descumprir o prazo pra deixar o local, a decisão também previa multa de R$ 10 mil por dia para os réus apontados na ação de reintegração de posse da reitoria. Nessa quinta-feira (19), em outra tentativa de desocupação, houve confronto. Devido ao tumulto, a UERJ recuou, recorrendo à Justiça.
Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil.
Em nota, a reitoria da Uerj informou que a maior parte do grupo deixou o local com a chegada dos agentes. Outros estudantes, no entanto, foram detidos e levados para registro de ocorrência. O comunicado diz ainda houve depredações durante a ocupação. A reitoria diz ainda que “lamenta que a situação tenha chegado a este ponto, apesar dos esforços de negociação”.