Especialistas da Agência Médica e Biológica Federal da Rússia (FMBA) estão trabalhando no desenvolvimento de um novo medicamento para combater o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), utilizando tecnologia baseada em vetor lentiviral.
A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa da agência à TASS.
De acordo com a FMBA, a terapia genética representa uma abordagem promissora na luta contra a infecção pelo HIV.
O medicamento em desenvolvimento tem como objetivo garantir um efeito terapêutico prolongado, com efeitos colaterais mínimos e sem induzir resistência aos tratamentos existentes.
“A busca por novos tratamentos para a infecção pelo HIV continua, e a terapia genética é um deles. O desenvolvimento de [um medicamento] baseado em vetor lentiviral está agora em andamento”, afirmou o serviço de imprensa da FMBA.
O potencial do novo medicamento inclui a proteção total das células imunes que são suscetíveis ao HIV, permitindo que o sistema imunológico funcione normalmente e evitando o desenvolvimento da AIDS.
“Essa tecnologia é promissora, porque o medicamento protegerá totalmente da infecção as células imunes que são suscetíveis ao HIV e, portanto, garantirá o funcionamento normal do sistema imunológico, evitando que o paciente desenvolva AIDS. Na perspectiva de longo prazo, essa estratégia pode levar à recuperação completa do HIV”, explicou a agência.
A pesquisa ainda está em fase de desenvolvimento, mas as expectativas são de que possa oferecer uma nova opção de tratamento para pacientes com HIV no futuro.