O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma cartilha para orientar seus candidatos nas eleições municipais de 2024 a promoverem a defesa da tarifa zero no transporte público. A iniciativa foi apresentada como parte da estratégia programática do partido, conforme reportado pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
De acordo com o documento, a tarifa zero oferece vantagens como a redução do número de veículos em circulação, diminuição da poluição e aumento da arrecadação tributária, já que o dinheiro economizado pelas famílias seria direcionado para o consumo de produtos e serviços, impulsionando as economias locais.
Atualmente, 116 cidades brasileiras adotam o modelo de tarifa zero. O PT tem uma relação histórica com essa pauta, tendo tentado implementá-la em São Paulo, em 1990, sob a gestão da então prefeita Luiza Erundina. Um dos principais municípios que já utilizam o sistema de tarifa zero é Macaé, no Rio de Janeiro, governado pelo partido.
A cartilha ainda sugere que os candidatos promovam um pacto social em torno da proposta e apresenta alternativas de financiamento, como o uso de parte dos recursos provenientes de vale-transporte, parcelas do IPVA e multas de trânsito.