Edson Petronilo Machado da Silva, de 52 anos, foi encontrado morto na noite da última terça-feira (17/9), com o corpo amarrado por fios e cabos de eletrodomésticos, em um apartamento localizado na rua das Piabas, no bairro Parque Residencial Aquarius, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pela TV Vanguarda, a Polícia Militar foi acionada por um homem de 43 anos, que dividia o apartamento com a vítima. Ele relatou às autoridades que, ao chegar em casa na tarde de segunda-feira (16), encontrou a vítima deitada no sofá da sala, coberta com um lençol.
O homem afirmou que, no dia seguinte, ao sair para o trabalho, notou que o colega de apartamento ainda estava na mesma posição, mas optou por não incomodá-lo.
Mais tarde, ao retornar à residência no final da tarde, o homem encontrou Edson do mesmo jeito e pediu ajuda aos vizinhos. Foi então que perceberam que a vítima estava morta, acionando a polícia e o Samu por volta das 19h50.
Quando os policiais chegaram ao local, constataram que a vítima estava de bruços, com o tronco, mãos, braços e cabeça amarrados por fios e cabos de aparelhos eletrônicos.
A principal hipótese investigada pelas autoridades é de latrocínio, pois o carro, o celular e o cachorro de Edson foram levados.
Imagens das câmeras de segurança da região e do prédio estão sendo analisadas pela polícia para rastrear o carro de Edson após o crime. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.
Câmera registra suspeito fugindo com carro de professor morto em São José dos Campos
Câmeras de segurança de um prédio flagraram o momento em que um suspeito fugia no carro do professor encontrado morto em um apartamento no Jardim Aquarius, bairro de classe alta em São José dos Campos. As imagens, segundo o G1, estão sob sigilo e foram entregues à Polícia Civil, que está investigando o caso.
A polícia trata o crime como latrocínio, caracterizado por roubo seguido de morte. Além do carro, o celular e o cachorro da vítima também foram roubados, reforçando essa hipótese. As autoridades continuam investigando para identificar e localizar o autor do crime.
Professor da rede pública
Segundo informações da emissora, a família de Edson revelou que ele era natural da Bahia e trabalhava como professor na rede municipal de Jacareí, cidade vizinha. Em nota, a Prefeitura de Jacareí lamentou profundamente o falecimento de Edson.
“A Prefeitura de Jacareí informa com grande pesar o falecimento do professor da rede municipal, Edson Petronilo Machado da Silva. Neste momento de dor e tristeza, manifesta sinceras condolências à família e aos amigos”, disse a prefeitura à TV Vanguarda.