Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 18. aponta um empate técnico entre Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) na corrida pela prefeitura de São Paulo. Nunes lidera com 24%, seguido de perto por Boulos com 23%, e Marçal com 20%. Os resultados refletem uma disputa acirrada, com pequenas oscilações em relação à pesquisa anterior.
Este levantamento é o primeiro desde o incidente no debate da TV Cultura, onde Marçal foi atingido por uma cadeirada de José Luiz Datena. Em relação à pesquisa anterior, Marçal apresentou uma queda de 3 pontos percentuais, enquanto Boulos ganhou 2 pontos. Nunes manteve sua posição anterior.
Confira a distribuição dos votos entre os candidatos:
- Ricardo Nunes (MDB): 24% (eram 24%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 23% (eram 21%)
- Pablo Marçal (PRTB): 20% (eram 23%)
- José Luiz Datena (PSDB): 10% (eram 8%)
- Tabata Amaral (PSB): 7% (eram 8%)
- Marina Helena (Novo): 2% (eram 2%)
- Bebeto Haddad (Democracia Cristã) e João Pimenta (PCO): ambos com 0%
- Ricardo Senese (Unidade Popular) e Altino Prazeres (PSTU): não pontuaram
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento, encomendado pela TV Globo, ouviu 1.200 eleitores entre os dias 15 e 17 de setembro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-00281/2024.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, comentou que a pesquisa indica uma reversão da tendência de crescimento de Marçal, que mostrava um aumento constante nos levantamentos anteriores.
Segundo ele, se a tendência se mantivesse, Marçal poderia ter alcançado 26% na pesquisa atual, mas registrou apenas 20%. Datena, por outro lado, apresentou uma recuperação, interrompendo uma sequência de queda nas pesquisas anteriores.
“Essa distância é significativa mostrando que houve, da quarta passada para cá, uma reversão de tendência. A Quaest mostrava o Marçal sempre em crescimento, desta vez essa projeção não se confirma e a gente chega nos 20 pontos”, explicou ele ao G1.