O Laboratório de Astronomia Solar do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências informou que há 99,9% de probabilidade de uma nuvem de plasma solar atingir a Terra na noite de quinta-feira. A informação foi publicada no site oficial da instituição.
Segundo os cientistas, “de acordo com os resultados de uma simulação ele atingirá o planeta com uma probabilidade de 99,9%”.
A chegada do material solar está projetada para ocorrer por volta das 22h, horário de Moscou (19h GMT) na quinta-feira, com o pico da tempestade geomagnética esperado entre 3h e 4h da manhã de sexta-feira.
As estimativas indicam 70% de chance de que a tempestade geomagnética seja de classe G1 (menor) ou G2 (moderada).
As explosões solares são classificadas em cinco categorias com base na intensidade de raios X: A, B, C, M e X. A classe A0.0 equivale à energia de radiação na órbita terrestre, com 10 nanowatts por metro quadrado. Cada classe representa um aumento de dez vezes na produção de energia.
Essas explosões solares, que enviam plasma para o espaço, podem gerar tempestades geomagnéticas quando atingem o campo magnético da Terra.