A China inaugurou a estação de observação meteorológica de alta altitude mais alta do mundo no distrito de Baingoin, na Região Autônoma de Xizang, sudoeste do país.
O lançamento de um balão meteorológico equipado com o sistema de navegação BeiDou foi realizado em uma estação nacional de observação meteorológica local.
Segundo a Administração de Meteorologia da China, após uma subida de 65 minutos através das nuvens, o equipamento meteorológico BeiDou a bordo do balão coletou e transmitiu dados vitais como temperatura, umidade, pressão atmosférica, direção do vento e velocidade do vento, de altitudes que variam de 4.706 metros a 31.680 metros. Pema Dorje, funcionário do departamento local de meteorologia, forneceu as informações detalhadas.
A nova estação proporcionará observações meteorológicas colaborativas terrestres e de alta altitude, melhorando a densidade e a precisão das redes de observação em altas altitudes na região de Xizang. Isso permitirá um monitoramento mais eficaz de fenômenos climáticos como tempestades, ventos fortes e precipitação intensa no planalto Qinghai-Xizang.
Além disso, a estação apoiará pesquisas sobre os impactos do aumento da precipitação em lagos de planalto, contribuindo para a precisão das previsões meteorológicas e fortalecendo as estratégias de prevenção e resposta a desastres meteorológicos.