Menu

Governo eleva projeções do PIB de 2024

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda atualizou suas projeções para a economia brasileira, elevando a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024 de 2,5% para 3,2%. No entanto, a previsão para 2025 foi reduzida de 2,6% para 2,5%, conforme divulgado em um boletim nesta sexta-feira. O mesmo documento […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RICARDO STUCKERT/PR

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda atualizou suas projeções para a economia brasileira, elevando a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024 de 2,5% para 3,2%. No entanto, a previsão para 2025 foi reduzida de 2,6% para 2,5%, conforme divulgado em um boletim nesta sexta-feira.

O mesmo documento também revisou as expectativas para a inflação, com a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subindo para 4,25% em 2024, ante a previsão anterior de 3,9%. Para 2025, o índice foi ajustado de 3,3% para 3,4%.

A SPE destacou que o desempenho do PIB no segundo trimestre superou as expectativas, impactando positivamente as projeções de crescimento deste ano. Estas projeções influenciam diretamente a programação de receitas e despesas orçamentárias do governo.

O próximo relatório bimestral de avaliação fiscal, que será divulgado na próxima sexta-feira, poderá apresentar um cenário mais favorável para a arrecadação governamental devido à revisão positiva da atividade econômica.

Contudo, eventuais frustrações de receitas, como as registradas no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), podem exigir do governo a implementação de medidas adicionais para equilibrar as contas do ano.

Em termos de despesas, há uma expectativa de que possa ser necessário um bloqueio adicional de verbas para cumprir o limite imposto pelo arcabouço fiscal, especialmente devido a pressões em despesas obrigatórias, como as previdenciárias.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes