Durante a presidência russa do BRICS em 2024, o presidente Vladimir Putin afirmou o compromisso da Rússia com a expansão do bloco e a rápida integração de novos membros.
Em discurso durante a 14ª Reunião dos Altos Representantes do BRICS e BRICS+ sobre Assuntos de Segurança, realizada em São Petersburgo, Putin declarou que a integração de novos países tem sido uma prioridade.
“Nossa presidência tem se concentrado na expansão e fortalecimento do BRICS”, afirmou.
Segundo Putin, o plano de trabalho da presidência russa já alcançou mais de 70% de suas metas, com a realização de cerca de 150 eventos, incluindo reuniões, fóruns e encontros ministeriais.
“Até hoje, mais de três dezenas de países, 34 para ser exato, já declararam seu desejo de participar das atividades de nossa associação”, destacou.
O presidente também mencionou o foco em questões de segurança. Ele ressaltou o progresso no combate ao crime cibernético e ao terrorismo, além de anunciar que está em fase final a criação de um Conselho do BRICS para o Combate ao Financiamento do Terrorismo e à Lavagem de Dinheiro.
“Essa é uma medida crucial para fortalecer ainda mais nossa cooperação em questões de segurança global”, afirmou Putin.
As ações da presidência russa foram apontadas como parte do papel crescente do BRICS no cenário internacional, atraindo o interesse de outras nações em se unir ao grupo.
Com informações da Sputnik