O empresário americano Elon Musk pode ser convocado pelo parlamento britânico para prestar depoimento sobre as atividades de sua rede social, X (antigo Twitter), com foco na moderação de conteúdo e no combate a discursos de ódio. A informação foi divulgada pelo Financial Times.
Dawn Butler, parlamentar do Partido Trabalhista e candidata à presidência do comitê parlamentar de ciência e tecnologia, afirmou ao jornal que Musk seria convidado como testemunha.
O comitê tem como função examinar o uso de algoritmos na disseminação de conteúdo odioso em plataformas de mídia social, como o X, além da moderação dessas publicações.
Embora o parlamento possa convocar figuras importantes para responder a perguntas em comitês, não há meios de obrigar sua presença.
Caso a convocação seja ignorada, o ato pode ser considerado uma falta de respeito ao parlamento, mas sem consequências formais além de seu caráter simbólico.
Em agosto, autoridades britânicas expressaram descontentamento com a falta de cooperação do X na remoção de postagens que ameaçavam a segurança nacional durante protestos no Reino Unido.
Musk também gerou controvérsia ao prever uma guerra civil no país, aumentando o atrito com o governo britânico.