Os Estados Unidos anunciarão nesta terça-feira novas sanções contra o Irã, com foco na companhia aérea nacional Iran Air, conforme informou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em coletiva de imprensa realizada em Londres ao lado do secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy.
“Os Estados Unidos anunciarão mais sanções contra o Irã ainda hoje, incluindo medidas adicionais sobre a Iran Air. Esperamos que aliados e parceiros também anunciem suas próprias medidas contra o Irã”, declarou Blinken.
A ação ocorre após Washington confirmar que a Rússia recebeu carregamentos de mísseis balísticos do Irã, que seriam usados em operações nas próximas semanas.
Além disso, Blinken afirmou que a Rússia tem compartilhado tecnologia com o Irã, incluindo temas relacionados a questões nucleares.
O Irã, no entanto, negou ter fornecido armas à Rússia, enquanto o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também questionou a veracidade das informações divulgadas pela mídia ocidental.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, declarou que qualquer tentativa de associar a cooperação entre Irã e Rússia ao conflito na Ucrânia serve apenas para justificar o contínuo envio de armas do Ocidente para Kiev.