A missão Polaris Dawn, da SpaceX, está programada para decolar nesta terça-feira, 10, com o objetivo de realizar a primeira caminhada espacial de cidadãos particulares. A tripulação de quatro membros é liderada por Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments, e pretende alcançar uma altitude máxima de 1.400 quilômetros, a mais alta em uma missão tripulada em mais de 50 anos.
O lançamento será feito a partir do Falcon 9, no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 03h38 ET (04h38 no horário de Brasília), de acordo com o comunicado da SpaceX. Caso o clima, atualmente com 40% de condições favoráveis, impeça a decolagem, há duas outras janelas de lançamento dentro de quatro horas, às 06h23 e 08h09 (horário de Brasília).
O principal destaque da missão será a caminhada espacial, composta inteiramente por astronautas não profissionais, que usarão trajes de atividade extraveicular (EVA) recém-desenvolvidos pela SpaceX. Esses trajes estão equipados com displays de alerta, câmeras de capacete e um sistema avançado de mobilidade.
A nave Crew Dragon deve alcançar uma altitude que a levará brevemente ao cinturão de radiação de Van Allen, uma região com partículas carregadas de alta energia. A missão já sofreu diversos adiamentos devido a problemas técnicos e condições climáticas.
Diferente de outras missões, a cápsula Crew Dragon não atracará na Estação Espacial Internacional (EEI), o que exige condições climáticas favoráveis tanto para o lançamento quanto para o pouso, previsto para seis dias após a decolagem.
Com informações da Sputnik