O Brasil contabilizou 5.132 focos de incêndio nas últimas 24 horas, correspondendo a 75,9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Cerrado, bioma que registrou 2.489 focos entre ontem (9) e hoje, ultrapassou a Amazônia em número de incêndios ativos.
A diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, expressou preocupação com a antecipação do período crítico dos incêndios.
Segundo ela, a situação pode se agravar nos próximos meses, como ocorreu no final do ano passado, quando as chuvas tardaram a chegar.
Alencar destacou que a combinação de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña, o aquecimento global e ações humanas são fatores que intensificaram o aumento dos focos de fogo.
Nos primeiros dias de setembro, o Brasil já contabilizou 37.492 focos de incêndio, mais que o dobro dos 15.613 registrados no mesmo período de 2023. Ane Alencar aponta que, embora a seca intensifique os incêndios, a principal causa é a ação humana, seja por renovação de pastagens ou desmatamento.
Impactos no Turismo e Biodiversidade
O fogo também atinge áreas de preservação importantes no Cerrado, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que teve 10 mil hectares consumidos pelos incêndios.
Em Mato Grosso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) interditou pontos turísticos afetados pelas queimadas.
No entanto, segundo a Parquetur, que administra o uso público dessas unidades, as áreas de visitação turística na Chapada dos Veadeiros não foram afetadas diretamente.
Consequências para a Saúde Pública
O aumento dos incêndios também está gerando impactos na qualidade do ar, com episódios mais frequentes de poluição. Em resposta, o Ministério da Saúde acionou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) para auxiliar estados e municípios no enfrentamento dos efeitos das queimadas sobre a saúde da população, agravados pela fumaça.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!