O empreendedor de tecnologia americano Jared Isaacman espera realizar a primeira caminhada espacial privada na próxima quinta-feira (12).
Um bilionário americano embarcou em uma missão pioneira de cinco dias a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, partindo da Flórida com o objetivo de realizar a primeira caminhada espacial privada da história.
A caminhada espacial está programada para quinta-feira e servirá, entre outras coisas, para testar um novo traje espacial aprimorado. Após essa fase, a tripulação de cinco pessoas retornará à costa da Flórida.
A nave Resilience, que foi lançada na terça-feira, irá atingir uma altitude orbital de 1.400 km, a maior distância alcançada por uma espaçonave desde o fim do programa Apollo da NASA, na década de 1970.
Além disso, a equipe realizará cerca de 40 experimentos, incluindo testes de comunicação a laser entre a espaçonave e a constelação de satélites Starlink da SpaceX.
O empresário Jared Isaacman, que financiou parte da missão, está acompanhado por dois engenheiros da SpaceX e um ex-piloto da Força Aérea dos EUA. Isaacman, fundador da Shift4, empresa de processamento de pagamentos, não revelou o valor que investiu nesta missão.
“Estamos realmente expandindo os limites do setor privado no espaço”, disse William Gerstenmaier, vice-presidente da SpaceX e ex-chefe de operações de missões espaciais da NASA.
Após a tripulação atingir a órbita, Frank Messina, diretor de lançamento, enviou uma mensagem de rádio: “Estamos enviando abraços de volta à Terra. Que vocês façam história e voltem em segurança.” Isaacman agradeceu, destacando o apoio das 14 mil pessoas que trabalham na SpaceX.
Batizada de Polaris Dawn, esta missão é a primeira de três viagens que Isaacman comprou de Elon Musk, CEO da SpaceX, há dois anos e meio. Ele já havia participado de uma missão privada da SpaceX em 2021, que arrecadou milhões para o St. Jude Children’s Research Hospital, nos EUA.
Marco na caminhada espacial
A caminhada espacial de duas horas será uma das fases mais desafiadoras e arriscadas da missão, um feito que até agora foi reservado exclusivamente para astronautas profissionais desde que a União Soviética realizou o primeiro passeio espacial em 1965.
Isaacman e Sarah Gillis, da SpaceX, testarão novos trajes espaciais movendo-se cuidadosamente, sempre mantendo contato com a cápsula. Diferente das caminhadas espaciais anteriores, eles não estarão flutuando no espaço com cordas ou jetpacks. O foco é desenvolver trajes que sejam ajustáveis para diferentes tipos físicos, visando reduzir custos à medida que as viagens espaciais se tornam mais comuns.
Apesar das críticas sobre bilionários que pagam para participar dessas missões, Isaacman é o astronauta mais experiente a bordo e comanda a missão. Ele é o único membro da tripulação que já esteve no espaço.
“Eu não vivi para ver os humanos andando na lua, mas quero muito que meus filhos possam presenciar isso – tanto na lua quanto em Marte”, afirmou Isaacman, de 41 anos, antes do lançamento.