Trump promete nomear Elon Musk para chefiar comissão do governo

Trump propõe criar comissão de eficiência governamental liderada por Elon Musk e promete cortar impostos para empresas que produzirem nos EUA, enquanto Kamala Harris aposta em medidas populistas para controlar o custo de vida / Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, se reeleito em novembro, criará uma comissão de “eficiência governamental” liderada pelo empresário Elon Musk. A declaração foi feita durante um discurso de campanha no New York Economic Club, onde Trump apresentou suas propostas econômicas.

Suas promessas incluem medidas já conhecidas, como a redução de regulamentações na produção de energia, cortes nos gastos públicos e a diminuição de impostos corporativos para empresas americanas. No entanto, ele também revelou planos menos esperados, como a adoção de criptomoedas e a criação da comissão liderada por Musk, com o objetivo de eliminar fraudes e pagamentos indevidos no governo dentro de seis meses.

Trump explicou que a comissão faria uma auditoria financeira e de desempenho em todo o governo federal e recomendaria reformas significativas. Apesar de já existir o Government Accountability Office (GAO), uma agência federal apartidária que monitora os gastos e o desempenho do governo, Trump não deu detalhes de como a nova comissão funcionaria.

A proposta foi criticada por Everett Kelley, presidente da Federação Americana de Funcionários do Governo, que afirmou que Trump e Musk estariam tentando desmantelar o serviço público apartidário e substituí-lo por aliados políticos. Musk, por sua vez, afirmou no X que aceitaria o cargo se Trump vencesse a eleição, mencionando que já havia discutido o tema com o ex-presidente.

A economia está no centro da campanha presidencial de 2024, com Trump enfrentando a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata. Harris apresentou uma plataforma econômica populista que visa controlar os preços abusivos dos alimentos, apoiar compradores de imóveis pela primeira vez e oferecer incentivos fiscais para a construção de habitações acessíveis.

Em um discurso recente, Trump reiterou sua intenção de reduzir o imposto corporativo de 21% para 15% para empresas que produzirem dentro dos EUA. Ele também falou sobre abrir terras federais para a construção de moradias com baixa tributação e regulamentação.

Pesquisas sugerem que Trump é visto como mais qualificado para lidar com questões econômicas do que Harris, embora ambos estejam empatados nas pesquisas nacionais e em estados-chave.

Com informações de Agências de Notícias

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.