Empresário do setor de saúde é acusado de utilizar ambulâncias para transportar drogas e movimentar milhões em um esquema de lavagem de dinheiro que se espalha por vários estados brasileiros.
Policiais civis da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) do Rio de Janeiro deflagraram, nesta sexta-feira (6), uma operação voltada ao combate à lavagem de dinheiro ligada ao tráfico de drogas.
Os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com apoio das forças policiais locais.
O principal alvo da operação é um empresário do setor de saúde, acusado de usar ambulâncias para transportar drogas. Em 2021, um de seus veículos foi interceptado na Rodovia Presidente Dutra transportando meia tonelada de maconha, destinada a comunidades da zona sul do Rio de Janeiro.
Conforme as investigações, entre 2020 e 2021, o empresário movimentou mais de R$ 6,4 milhões, valor que não condiz com seu patrimônio declarado nem com suas atividades econômicas.
A polícia descobriu um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro envolvendo uma rede de empresas e indivíduos associados ao empresário, com atuação em vários estados do país. Diversas transações suspeitas, envolvendo pessoas sem condições financeiras para justificar os montantes, indicam o uso de laranjas para encobrir as atividades ilícitas.