Menu

Governo comemora queda de 85% na insegurança alimentar severa

No encontro da Rede Regional de Sistemas Públicos e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe (Rede SPAA), realizado nesta quarta-feira (21) no Palácio do Itamaraty, o Governo Federal destacou um feito significativo: a redução em 85% da insegurança alimentar severa no país. O evento, que contou com a participação do ministro Wellington Dias, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Representantes mundiais debateram os desafios do abastecimento e o acesso a alimentos de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade / Tony Oliveira / Agência Brasília

No encontro da Rede Regional de Sistemas Públicos e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe (Rede SPAA), realizado nesta quarta-feira (21) no Palácio do Itamaraty, o Governo Federal destacou um feito significativo: a redução em 85% da insegurança alimentar severa no país. O evento, que contou com a participação do ministro Wellington Dias, reuniu representantes de diversos países para discutir estratégias de combate à fome e distribuição de alimentos de qualidade, com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais na região.

O titular do MDS, Wellington Dias, lembrou dos esforços do governo para reduzir a extrema pobreza e garantir alimentos de qualidade para os brasileiros de baixa renda. “O Brasil comemorou a retomada de vários programas em 2023, e tivemos uma significativa redução de 85% da insegurança alimentar severa em nosso país”, disse.

Rede Regional de Sistemas Públicos e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe (Rede SPAA) se reuniu em Brasília / Roberta Aline / MDS

Outro tema abordado pelo ministro foi o combate à insegurança alimentar durante a presidência brasileira no âmbito do G20. “Aqui, no Brasil, a gente conseguiu, em julho de 2023, a aprovação dos termos da Aliança Global Contra a Fome”, enfatizou, ao lembrar que a iniciativa está aberta à adesão de países e instituições de todo o mundo.

Para o presidente da Rede SPAA, César Duarte, os objetivos da Rede se fortalecem dentro de ambientes de intercâmbio. “Esse processo de fortalecimento da SPAA só é possível quando todos trabalhamos de forma integrada”, detalhou. “Temos que melhorar, sobretudo, todas as ações de assistência técnica que atuam na agricultura familiar”, completou.

Gustavo Chianca, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, explicou que os sistemas públicos de abastecimento desenvolvem um papel importante para a agricultura familiar. Além disso, citou o trabalho feito pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O PAA contribui para o fortalecimento de políticas públicas que garantem alimento de qualidade para mais de 40 mil estudantes por meio do PNAE”, destacou.

A IX Reunião da Rede SPAA, começou nesta terça-feira (21.08) e segue até sexta-feira (23.08). O evento é realizado no Ministério das Relações Exteriores.

Os países que integram a Rede SPAA são: Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Venezuela e São Vicente e Granadinas. Durante a reunião sediada na Conab, o Peru ingressará na Rede.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes