Um grupo de membros do PSDB, que apoia a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) à prefeitura de São Paulo, apresentou um pedido de impugnação da candidatura de José Luiz Datena (PSDB) ao mesmo cargo. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (19) na 1ª zona eleitoral de São Paulo, conforme noticiado pelo Metrópoles.
O documento foi assinado por Fernando Alfredo, ex-presidente do PSDB na capital paulista, que foi ameaçado de expulsão pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, após um desentendimento na convenção que oficializou Datena como candidato em 27 de julho. Essa iniciativa faz parte de uma disputa interna no partido, onde uma ala dos tucanos em São Paulo, liderada por Alfredo, apoia a reeleição de Nunes, enquanto Datena foi escolhido pelo diretório nacional do PSDB.
Alfredo alega que o processo de escolha de Datena foi repleto de “irregularidades”, classificando-o como “autoritário”. Ele aponta que o estatuto da federação PSDB-Cidadania exige a realização de prévias para a escolha de candidatos a cargos majoritários quando há mais de um interessado, o que não ocorreu na escolha para a prefeitura de São Paulo.
Além disso, a ala do partido que Alfredo representa teria sido excluída da convenção municipal e impedida de participar do monitoramento do evento, segundo ele, devido à oposição à candidatura de Datena.