O deputado federal Alexandre Ramagem, candidato à prefeitura do Rio pelo PL, alocou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para o Instituto Assistencial Atitude, vinculado à Igreja Batista Atitude, liderada pelo pastor Josué Valandro Junior. A informação é do jornal O Globo.
O Instituto, que tem Valandro no comando, é conhecido por suas conexões com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A verba, designada em maio deste ano, visa financiar a criação de um time de futebol amador em uma comunidade terapêutica da igreja, localizada em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio.
Segundo o deputado, o objetivo da emenda é “melhorar e expandir o atendimento de reabilitação de dependentes químicos”.
A solicitação do recurso foi formalizada pelo pastor Valandro junto ao Ministério do Esporte. No entanto, não há confirmações de um pedido direto dos Bolsonaro para a alocação desses fundos.
O Instituto Assistencial Atitude já havia recebido, anteriormente, recursos de emendas de Hélio Lopes (PL-RJ), um deputado e aliado próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A iniciativa financiada pela emenda de Ramagem, denominada “Vencedores em Ação”, propõe oferecer “lazer saudável” e suporte na reabilitação de usuários de drogas por meio do esporte.
A liberação dos recursos está em análise pelo Ministério do Esporte, que verifica a documentação submetida pelo pastor.
A maior parte do montante é destinada à contratação de pessoal técnico e ao gerenciamento das atividades, com cerca de R$ 35 mil reservados para aquisição de equipamentos esportivos.