Menu

Lula não reconhece vitória de Maduro e sugere novas eleições na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira, 15, que não reconhece Nicolás Maduro como vencedor das últimas eleições na Venezuela. Durante uma entrevista à Rádio T, em Curitiba (PR), Lula sugeriu que a crise política no país vizinho poderia ser resolvida com a formação de um governo de coalizão ou, alternativamente, […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Andre Borges/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira, 15, que não reconhece Nicolás Maduro como vencedor das últimas eleições na Venezuela.

Durante uma entrevista à Rádio T, em Curitiba (PR), Lula sugeriu que a crise política no país vizinho poderia ser resolvida com a formação de um governo de coalizão ou, alternativamente, com a convocação de novas eleições.

“Ainda não [reconhece Maduro como vitorioso], ele sabe que está devendo explicação para a sociedade brasileira e para o mundo, ele sabe disso”, afirmou o presidente.

Lula propôs algumas alternativas para solucionar o impasse na Venezuela, incluindo a formação de um governo de coalizão que envolva diferentes grupos políticos.

“Tem várias saídas, ou faz governo de coalizão, uma composição. Muita gente que não votou em mim e eu trouxe todo mundo para o governo,” disse, enfatizando que busca resultados concretos e não deseja agir de forma precipitada.

O presidente também sugeriu a possibilidade de novas eleições na Venezuela, com garantias de participação equitativa para todos os candidatos e monitoramento internacional.

“Se ele [Maduro] tiver bom senso, podia tentar fazer conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições, estabelecer critério de participação de todos os candidatos, criar comitê eleitoral suprapartidário, que participe todo mundo e deixar que participem olheiros. O que não posso é ser precipitado e tomar decisão. Quero respeitar soberania dos outros países,” declarou Lula.

A visita de Lula ao Paraná incluiu compromissos em uma fábrica de fertilizantes, uma refinaria e a fábrica da Renault. Esta é a segunda vez que o presidente comenta sobre as eleições na Venezuela.

Anteriormente, ele havia sido criticado por afirmar que não via nada de anormal na situação venezuelana, mas na entrevista desta quinta, buscou esclarecer que o dia da eleição transcorreu sem suspeitas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

15/08/2024 - 18h24

Vergonhoso esse comportamento do Lula. Novas eleições pra quê? Se as últimas foram legitimamente ganhas pela oposição…

Antônio Carlos

15/08/2024 - 13h45

Vergonhoso esse comportamento do Lula. Será que não percebe que está fazendo o jogo dos EUA? Pq não faz o mesmo com o presidente do Egito? Ninguém fala nada do Al-Sisi. É o petróleo, estúpido.


Leia mais

Recentes

Recentes