Vera Liddell, de 68 anos, residente de Chicago, Illinois, foi condenada a nove anos de prisão após se declarar culpada pelo roubo de mais de R$ 8 milhões (cerca de U$ 1.5 milhão) em alimentos de escolas públicas. O caso foi revelado pelo New York Post.
Trabalhando como diretora de alimentação no distrito escolar de Harvey, Liddell iniciou seu esquema de desvio em fevereiro de 2020, coincidindo com o fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19.
Durante quase três anos, utilizou uma van de transportes da escola para levar os alimentos, originalmente destinados aos alunos estudando remotamente, para sua residência. O promotor do caso relatou que mais de 11 mil caixas de comida foram roubadas.
A investigação que levou à sua condenação começou após os administradores do distrito notarem que os gastos com alimentação superavam o orçamento anual em mais de 300 mil dólares, muito antes do término do ano letivo. Liddell foi indiciada em fevereiro de 2023 por roubo e liderança em um esquema criminoso, culminando na sua condenação recente.