O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve realizar uma chamada telefônica com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nesta quarta-feira, 14, para discutir a situação do processo eleitoral na Venezuela.
A conversa, agendada para a tarde, acontece um dia após o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarar que suspenderá as discussões sobre a crise venezuelana com Lula e Petro, enquanto aguarda um posicionamento do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) sobre o recente pleito eleitoral.
Fontes diplomáticas brasileiras disseram ao G1 que a retirada do México das negociações facilita o avanço das conversas. Originalmente prevista para terça-feira, 13, a ligação foi adiada devido a compromissos na agenda de Petro.
Além disso, está programada uma viagem do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para Bogotá nesta quarta-feira, onde ele se encontrará com o chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo, na quinta-feira, 15, para definir estratégias conjuntas relacionadas à Venezuela.
Este movimento diplomático ocorre em um momento de aprofundamento da crise política na Venezuela, marcado pela reeleição do presidente Nicolás Maduro, em um processo eleitoral que tem sido amplamente questionado.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!