Finep aprova financiamento recorde para foguete hipersônico construído pelo Brasil: R$ 117 milhões

O contrato, que representa um marco na indústria de defesa brasileira, visa desenvolver o maior foguete já construído no país, utilizando tecnologia hipersônica de ponta em parceria com institutos de pesquisa da FAB e a empresa Equipaer Indústria Aeronáutica

A Finep firmou o maior contrato de subvenção na área de defesa de sua história, totalizando R$ 116,4 milhões, incluindo contrapartida da empresa Equipaer Indústria Aeronáutica, parte do grupo Mac Jee. O projeto, intitulado “Foguete de decolagem para veículo hipersônico (Rocket Assisted Take-Off – RATO-14X)”, representa o maior foguete já construído no Brasil pela indústria nacional. Com 14 metros de altura e pesando cerca de 15 toneladas, o foguete será capaz de lançar o veículo 14X a uma altitude de 30 km, atingindo velocidades superiores a Mach 8 (mais de 10.000 km/h).

O 14X é um veículo hipersônico que utiliza a tecnologia scramjet, dominada por poucos países, que exige velocidades extremamente altas para a ignição. A tecnologia hipersônica é estratégica por permitir que o veículo atravesse o país em questão de minutos, sendo uma inovação de ponta com apoio da Finep.

Finep / Reprodução

O projeto foi submetido no âmbito da chamada “Mais Inovação – Soberania e Defesa” e está alinhado à Missão 6 da Nova Indústria Brasil, que prioriza tecnologias de interesse para a soberania e defesa nacionais, além de ser uma prioridade estratégica para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O arranjo do projeto conta com a participação da empresa Castro Leite Consultoria como coexecutora e três institutos de pesquisa da FAB: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Durante visita à Equipaer, o Diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, parabenizou a empresa pela proposta e destacou o histórico de apoio da Finep, que já conta com dois projetos de subvenção econômica em andamento no grupo.

A visita também contou com a presença do superintendente de inovação, William Rospendowski, do assessor da Diretoria de Inovação, Ronaldo Carmona, e do gerente do Departamento Operacional de São Paulo, José Henrique da Silva Pereira.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.