O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 foi apresentado nesta sexta-feira (9) durante a 8ª edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, realizado no Rio de Janeiro.
O plano estabelece objetivos ousados para o crescimento do turismo interno e a atração de visitantes internacionais, com metas de elevar as viagens nacionais de 93 milhões para 150 milhões e alcançar 8,1 milhões de turistas estrangeiros, gerando receitas estimadas em US$ 8,1 bilhões.
Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, compartilhou dados positivos sobre o avanço do setor, incluindo a criação de mais de 50 mil novos empregos desde o início de 2023.
O plano também prevê um aumento no número de postos de trabalho formais no turismo para 3 milhões.
O PNT foi alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027 e inclui 20 programas e planos setoriais focados em cooperação, regionalização, desenvolvimento sustentável, inovação, e democratização do acesso ao turismo. Uma iniciativa destacada é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, em consonância com a Agenda 2030 da ONU.
A cerimônia de abertura do Salão do Turismo contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, que falou sobre a importância do turismo e apoiou a legalização dos cassinos, um tema debatido no Senado.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também enfatizaram a necessidade de segurança e dignidade para promover um ambiente turístico inclusivo e respeitoso.