Em um movimento que destaca a valorização da ciência pelo Governo Federal, o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), anunciou um investimento de R$ 1 milhão.
Esse financiamento será direcionado a uma chamada pública focada em Sínteses de Evidências para Políticas e Diálogos Deliberativos.
Os pesquisadores interessados têm até o dia 30 de agosto para submeter suas propostas no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é parceiro nesta iniciativa.
A ação visa qualificar e fortalecer as políticas e programas do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do avanço científico, tecnológico e de inovação. Com essa estratégia, espera-se subsidiar e apoiar a tomada de decisões dos gestores do Ministério da Saúde.
As linhas de pesquisa estão divididas em dois eixos principais, cada um com três subeixos, estabelecidos após consultas com áreas técnicas das secretarias do Ministério da Saúde. A abordagem estratégica busca alinhar as prioridades da saúde pública com o desenvolvimento científico e tecnológico.