Lula busca solução pacífica para tensões na Venezuela

Andre Borges/EFE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira, 8, que o Brasil está empenhado em mediar uma solução pacífica para as tensões políticas na Venezuela.

Este esforço ocorre em meio a disputas entre o presidente Nicolás Maduro e seu opositor, Edmundo González, que contesta os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Durante suas declarações, o presidente brasileiro referiu-se ao conflito como uma “celeuma” e informou que o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, trará detalhes adicionais sobre a atuação do Brasil.

“O companheiro Mauro [Vieira] vai fazer uma fala sobre a questão do G20, como está a organização do G20, porque nós queremos que todos os ministros estejam envolvidos. E também falar um pouco das celeumas que nós estamos encontrando aí para encontrar uma solução pacífica para as eleições da Venezuela”, comentou Lula.

A iniciativa de mediação do Brasil tem recebido reconhecimento tanto do governo quanto da oposição venezuelana. Em uma entrevista ao programa Fantástico, exibida no último domingo, 4, Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, agradeceu ao presidente Lula por sua “postura firme”.

Além disso, Nicolás Maduro expressou desejo de discutir a situação diretamente com Lula em uma conferência telefônica que também deve incluir os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.