As temperaturas em São Paulo devem cair de maneira brusca a partir da noite desta quinta-feira (8), com mínimas previstas de até 6°C na Região Metropolitana. A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para riscos de hipotermia, especialmente para pessoas em situação de rua, crianças e idosos. A baixa umidade do ar também intensifica o risco de doenças respiratórias, como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.
A recomendação é manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.
Previsão
Segundo o Inmet, o mau tempo é causado por uma massa de ar frio que atua no país desde quarta-feira (7), inicialmente atingindo os estados da Região Sul. Nesta quinta-feira, a frente fria alcança Mato Grosso do Sul, sul/sudoeste do Mato Grosso, e sul e sudeste de São Paulo.
Nesta sexta-feira (9), o sistema deve se estender ao centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.
No sábado (10), o frio também afetará Goiás, regiões noroeste, sul, oeste e a Zona da Mata de Minas Gerais, além das demais áreas do Rio de Janeiro, e avançará sobre a Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem, impactando as temperaturas no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
No domingo (11), a massa de ar frio, ainda que enfraquecida, continuará a provocar queda nas temperaturas no centro e norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.
No fim do domingo, uma nova massa de ar frio reforçará as baixas temperaturas no Sul do país, mantendo o clima frio até pelo menos a quarta-feira (14), com ápice de frio e geadas intensas na terça-feira (13). A previsão é de geadas generalizadas na Região Sul e em áreas mais limitadas do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Além disso, há previsão de ventos fortes, de até 60km/h, em partes do litoral. Os avisos de ressaca e ventos fortes no litoral abrangem desde Rio Grande (RS) até o litoral do Pará, ao norte de Belém, conforme informado pela Marinha, e começaram nesta quarta-feira (7).
Para proteger os moradores de rua, o abrigo solidário na estação de metrô Pedro II, no Brás, reabrirá nesta quinta-feira às 19h, acolhendo até 100 pessoas e seus animais até 13 de agosto.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!