Durante um evento em Santiago nesta terça-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente chileno Gabriel Boric, comprometeu-se a revitalizar a indústria espacial brasileira.
Lula anunciou investimentos de 300 milhões de reais para impulsionar o setor, destacando o lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile.
“Nos últimos anos, o setor espacial brasileiro sofreu com a negligência governamental. Agora retomamos o investimento, por meio de encomendas tecnológicas no valor de 300 milhões de reais. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e a renda necessária”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro também abordou as desigualdades na exploração espacial, criticando a falta de acesso a recursos e as políticas dominadas por iniciativas privadas de bilionários.
“Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul global”, disse Lula, acrescentando que “os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”.
Os líderes dos dois países sul-americanos assinaram acordos para promover a cooperação em atividades espaciais com fins pacíficos, destacando o compromisso com a igualdade e o benefício mútuo.
Segundo a CNN Chile, ambos os países planejam desenvolver programas e projetos conjuntos que alinhem com suas políticas nacionais no setor espacial.
Essa iniciativa marca um passo significativo no fortalecimento das relações bilaterais e na promoção da colaboração regional em ciência e tecnologia.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!