Menu

Escândalo no GSI: Militares bolsonaristas financiaram Bolsonaro com Pix!

Militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) estão entre os doadores que transferiram dinheiro via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma campanha que arrecadou cerca de R$ 17 milhões. Recentemente, figuras influentes do governo Lula (PT) tomaram conhecimento dos nomes desses militares, o que resultou na remoção de […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Investigação do STF revela doações milionárias via Pix de militares bolsonaristas para Bolsonaro, enquanto governo tenta minimizar responsabilidade de ex-chefe do GSI / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Militares do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) estão entre os doadores que transferiram dinheiro via Pix para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma campanha que arrecadou cerca de R$ 17 milhões.

Recentemente, figuras influentes do governo Lula (PT) tomaram conhecimento dos nomes desses militares, o que resultou na remoção de simpatizantes de Bolsonaro de seus cargos no GSI e seu retorno aos quartéis, segundo informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

As doações via Pix começaram após aliados de Bolsonaro lançarem uma campanha de arrecadação nas redes sociais, com o objetivo de ajudá-lo a pagar multas e outras despesas decorrentes de processos judiciais.

O GSI atraiu atenção pública após os atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. A cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) indicou que a equipe do general Gonçalves Dias, então chefe do GSI e aliado de Lula, teria facilitado o acesso dos invasores ao Palácio do Planalto.

Como consequência, Lula demitiu Gonçalves Dias, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), incluiu o general entre os investigados em um inquérito ainda em curso.

Contudo, o governo petista tenta minimizar a responsabilidade do general, atribuindo, nos bastidores, a falha aos membros do GSI que são críticos do atual mandatário e que poderiam ter sabotado o esquema de segurança.

Vale destacar que o Gabinete de Segurança Institucional é um órgão da Presidência da República, responsável por fornecer assistência direta ao presidente no desempenho de suas funções, especialmente em questões militares e de segurança. A estrutura do GSI é composta majoritariamente por militares, mas também inclui civis nomeados.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ugo

05/08/2024 - 10h14

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-tem-avaliacao-semelhante-a-de-bolsonaro-com-um-ano-e-meio-de-governo-diz-datafolha/

OTIMO/BOM: de 36% para 35%
REGULAR: de 31% para 30%
PESSIMO: de 31% para 33%

A aprovaçào caiu 1% e a desaprovaçào subiu 2%.


Leia mais

Recentes

Recentes