CNE divulga novo boletim, com 97% das urnas apuradas, e mantém vitória de Maduro

O Poder Eleitoral denunciou que os ataques informáticos contra sua infraestrutura tecnológica e os posteriores atos terroristas retardaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados. Foto: CNE

CNE da Venezuela oferece segundo boletim das eleições presidenciais de 28J.


O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela emitiu nesta sexta-feira o segundo boletim dos resultados das eleições presidenciais de 28J, a partir de contar com 96,87 por cento de transmissão de resultados, e informou que, no exercício de sua soberania, o povo elegeu presidente Nicolás Maduro Moros, candidato do Grande Polo Patriótico, com 6.408.844 votos (51,95 por cento dos votos).

O presidente do CNE, Elvis Amoroso, detalhou que o candidato da Plataforma Unificada (extrema direita), Edmundo González, obteve 5.326.104 sufrágios (43,18 por cento).

Denunciou que ataques informáticos massivos executados de diferentes partes do mundo contra a infraestrutura tecnológica do Poder Eleitoral e as principais empresas de telecomunicações do Estado retardaram a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados.

Acrescentou que a isso se somaram as consequências dos atos violentos, que qualificou de agressão terrorista, os quais incluíram a queima de escritórios eleitorais regionais, centros de votação e centros de transmissão de contingência.

Disse que, apesar disso, o Poder Eleitoral conseguiu até o momento a transmissão da maioria das atas e, em consequência, pode se apegar ao estabelecido na Lei Orgânica de Processos Eleitorais e outras normas vigentes e informar ao povo e à comunidade internacional dos resultados.

Detalhou que a participação foi de 59,97 por cento.

Parabenizou o povo da Venezuela pela profunda demonstração de vocação democrática mostrada durante as eleições, aos efetivos desdobrados através do Plano República para garantir a segurança das eleições e aos observadores internacionais.

Com informações da Telesur.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.