Menu

Brasil decide “escantear” na Venezuela após descumprimento de prazo para divulgação de atas eleitorais

O governo brasileiro decidiu dar uma escanteada na Venezuela após o país não cumprir o prazo para a publicação das atas eleitorais que confirmariam a lisura do processo eleitoral. O adiamento de uma ligação ou reunião solicitada pelo presidente Nicolás Maduro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um reflexo direto dessa insatisfação. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Juan Barreto/AFP

O governo brasileiro decidiu dar uma escanteada na Venezuela após o país não cumprir o prazo para a publicação das atas eleitorais que confirmariam a lisura do processo eleitoral. O adiamento de uma ligação ou reunião solicitada pelo presidente Nicolás Maduro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um reflexo direto dessa insatisfação.

O prazo para a divulgação das atas terminou nesta semana, mas a Venezuela não publicou, divulgou ou disponibilizou esses documentos ao governo brasileiro ou a auditorias externas. Em vez disso, a comissão eleitoral venezuelana fez uma declaração reafirmando a vitória de Maduro, sem qualquer garantia de transparência ou detalhes sobre o processo.

O assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, também declarou nesta semana que o Brasil está “incomodado e decepcionado” com a Venezuela por conta da falta de cumprimento do acordo.

Essa postura de dar um gelo na Venezuela sinaliza um possível esfriamento nas relações entre os dois países. O Brasil esperava uma maior transparência por parte da Venezuela, e a ausência de garantias sobre a lisura do processo eleitoral gerou desconforto em Brasília, levando à decisão de postergar qualquer diálogo de alto nível com o governo Maduro.

Essa situação coloca em evidência a complexa relação diplomática entre Brasil e Venezuela e como a falta de transparência em processos eleitorais pode impactar a cooperação entre os países na região.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes