Amorim reforça que não há definição clara sobre quem venceu eleição na Venezuela

AGÊNCIA SENADO

Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, expressou preocupação nesta sexta-feira sobre a falta de clareza nos resultados das recentes eleições na Venezuela.

Em uma entrevista concedida à CNN Brasil, Amorim destacou a ausência de divulgação das atas eleitorais, o que impede um reconhecimento oficial da vitória declarada de Nicolás Maduro.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Maduro, que ocupa o cargo desde 2013, como o vencedor.

No entanto, a oposição contesta esse resultado, alegando que sua própria contagem, que cobre cerca de 90% dos votos, indica que o opositor González obteve mais do que o dobro do apoio em relação ao atual presidente. Esses números estão em linha com as pesquisas independentes realizadas antes do pleito.

“Precisamos conversar com o próprio CNE, com os outros atores e ter uma noção mais clara do que aconteceu, porque a verdade é que até hoje nós não temos essa visão clara porque as atas não foram distribuídas conforme se esperava que fossem”, explicou Amorim.

Ele também mencionou que, embora a oposição apresente dados baseados em contagens rápidas e pesquisas de saída, esses são considerados informais e necessitam de uma investigação mais aprofundada para serem validados.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.