A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,9% no trimestre encerrado em junho, atingindo o menor nível desde 2014, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 30.
Este percentual de desocupados entre a população com 14 anos ou mais é o mais baixo registrado para o período desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) em 2012.
Os dados do segundo trimestre de 2024 mostram uma melhoria em relação aos 7,9% do trimestre anterior e aos 8% registrados no mesmo período do ano passado. Comparativamente, o desemprego alcançou seu pico mais baixo em dezembro de 2013, com uma taxa de 6,3%.
O número total de pessoas em busca de emprego foi de 7,54 milhões, o menor desde fevereiro de 2015, quando o total era de 7,51 milhões.
Essa quantidade representa uma redução em relação aos 7,78 milhões de desempregados registrados no trimestre encerrado em maio deste ano, e uma queda significativa em comparação com os 8,65 milhões de desocupados no mesmo período do ano passado.
Paralelamente, o número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho alcançou um recorde de 101,8 milhões, um aumento de 1,6% (mais 1,6 milhão de pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 3,0% (mais 2,9 milhões de pessoas) em comparação ao mesmo período do ano passado.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!