O ex-governador Ciro Gomes (PDT) declarou que considera o Partido dos Trabalhadores (PT) o “mal maior do Ceará” e, por isso, pretende apoiar candidatos de oposição ao partido no estado. O Ceará é atualmente governado por Elmano de Freitas, do PT.
“Veja, eu fui fazer campanha no meu estado, em uma cidade chamada Crato, e lá o candidato é do União Brasil. Eu o apoiei porque ele está denunciando a corrupção generalizada [do governo estadual]. Tenho pouco apreço a essa prática corrupta fisiológica pouco ideológica. Em princípio, acho que o PT é o mal maior hoje no Ceará”, disse Ciro Gomes em entrevista ao UOL.
As alianças do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Ciro Gomes com outros partidos de oposição não se limitam ao Ceará. Em um movimento estratégico, o PDT está se unindo ao Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro em estados como Ceará e Goiás.
No Ceará, o PDT e o PL firmaram uma aliança em Juazeiro do Norte e Crato com o objetivo de derrotar a coligação do PT.
De acordo com reportagem do Metrópoles, essa parceria também está ocorrendo em Goiás. Na região metropolitana de Goiânia, em cidades como Aparecida de Goiânia e Trindade, os dois partidos fecharam acordos de apoio mútuo para fortalecer suas candidaturas locais.